13 anos de Facebook – lembre como era o mundo antes da rede social!

08.02.17

Pode não parecer e alguns nem devem mais lembrar, mas até alguns anos atrás, em uma galáxia não tão distante, manter amizades, conhecer marcas novas e até conversar com os familiares não dependia do Facebook. Agora que completou 13 anos no dia 04 de fevereiro, lembramos como era a vida antes dessa ferramenta que já dominou o mundo e mudou nossos hábitos!

Manter amigos!

Encontrar e conversar com amigos do colégio, da faculdade e conhecidos de infância não era tarefa tão fácil antes e muitas vezes dependia mais de ligação no telefone mesmo! Mesmo com outras redes sociais e ferramentas, foi com o Facebook que o hábito de procurar e adicionar amigos e colegas se tornou mais comum.

Compartilhar informações (e fotos)

Hoje bastam alguns cliques para compartilhar uma notícia interessante por mensagem privada ou na sua timeline. Antes do Facebook se você queria dividir alguma informação com os amigos, poderia usar o Orkut, MSN ou mesmo direto por e-mail. Convites de festas, baladas e eventos também chegavam aos montes por e-mail.

MSN para conversar!

Falando de MSN, muito antes do chat do facebook ou do Whatsapp nos celulares era o MSN que ajudava os amigos e familiares a manterem-se conectados, trocando informações e formando grupos de conversa. Quem lembra do ícone de tremer a tela para chamar a atenção na conversa?

Outras Redes Sociais

Apesar da popularidade do Facebook, no Brasil antes era o Orkut com suas comunidades e depoimentos que fazia sucesso por aqui. Na rede social era possível formar comunidades com fóruns e enquetes que serviam de ponto de informação sobre celebridades, lançamentos e até mesmo encontros na cidade.

Conhecer novas marcas

Uma evolução do Facebook foi o contato direto entre o público com as marcas e celebridades. Hoje, com uma pesquisa rápida conseguimos descobrir muito mais sobre o produto ou conteúdo que queremos consumir. Antes, esse contato era realizado pelos sites institucionais ou pessoalmente.

Paquerar

Para quem acha que hoje é difícil achar um pretendente, antes a paquera era na base da rede de contatos: um amigo comentava com outro até que você acabava descobrindo alguma informação que pudesse te ajudar a seguir com a conversa. Hoje com uma simples pesquisa é possível descobrir interesses, passeios e pontos em comum.

Não esquecer de eventos ou da data de aniversário

 

via GIPHY

As notificações de eventos e data de aniversário ajudam, e muito, na rotina dos apressados ou esquecidos. Antes do Facebook, a solução era anotar essas informações em bilhetinhos, agendas, cadernos… mas havia o risco de esquecer um ou outro, especialmente dos amigos não tão próximos.

Acompanhar as novidades

Hoje basta rolar o mouse para descobrir se alguém está em ‘relacionamento sério’, se mudou de trabalho ou mesmo está de luto. Antes, as informações podiam demorar um pouco para chegar, então era comum descobrir algumas semanas (ou até meses) depois que um amigo tinha se separado, viajado ou conseguido trocar de emprego.

 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.