5 dicas para montar seu primeiro currículo!

16.jun.2017
cv

Para quem está na faculdade ou procurando a primeira oportunidade de trabalho é normal ficar em dúvida sobre como deixar o currículo ainda mais completo e atrativo, especialmente em épocas de instabilidades econômicas. Para ajudar, indicamos cinco dicas para destacar suas habilidades e, quem sabe, conquistar aquela tão desejada vaga!

1 Não fique preso aos formatos!

Na internet é possível encontrar diversos formatos de currículos que podem ajudar, e muito, a ter uma noção melhor de como estruturar as informações, mas é importante não ficar preso a essa estrutura e adequar os modelos ao seu perfil e segmento.

2 Evite repetições e termos muito amplos.

Não queira ‘enfeitar’ seu currículo com descrições vazias ou termos repetitivos: seja bem claro, formal e direto sobre suas funções e objetivos. Atenção especial para uma revisão cuidadosa: gírias, termos errados ou erros de português podem passar a impressão de despreparo e pouco comprometimento.

3  Não tenho experiência!

Especialmente para quem ainda está cursando a faculdade, montar um currículo atrativo pode parecer um desafio. Caso ainda não tenha experiência em estágios ou mesmo empregos fora da área, uma sugestão é destacar atividades extracurriculares, como cursos, trabalhos voluntários, monitorias, conhecimento de softwares, ou mesmo colaboração em blogs e sites que você tenha participado.

4. Nada de ‘encher linguiça’

Aquela ideia de ter um currículo longo e cheio de informações nem sempre é um diferencial, especialmente em rotinas que exigem cada vez mais agilidade. Por isso, evite colocar informações desnecessárias (como o tema do seu TCC ou notas obtidas em determinadas disciplinas) e nunca coloque qualificações ou cursos que não sejam verdade. A dica é manter o currículo entre uma a duas páginas.

5. Dados de contatos:

De nada irá adiantar um currículo impecável se seu número de celular e e-mail não estiver atualizado e bem evidente. Não é necessário incluir dados familiares, número de documentos ou histórico de saúde, a menos que seja necessário. Antes de enviar o documento, especialmente quando há tempos você não atualiza as informações, é indispensável conferir se os contatos estão atualizados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>