Um pouco sobre nossa história

A história da Riclan teve início na década de 40, na cidade de Rio Claro, com a produção artesanal de balas que eram vendidas na estação ferroviária para passageiros da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Devido ao grande sucesso das balas, foi fundada a IG Teixeira e vários funcionários foram contratados. Em 1963 a fábrica recebeu novos investimentos, iniciou a produção de pirulitos e passou a chamar-se Fábrica de Balas São João. Nesse período nosso sabor já se espalhava por todo o Brasil com a produção de 1,5 toneladas de produtos por dia.

A estratégia adotada pela empresa para conquistar novos mercados e oferecer produtos de qualidade, fez com que em 1973 uma moderna fábrica com 30.000m2 fosse inaugurada. Esta fase marcou o lançamento da primeira bala gelada com figurinhas do Brasil, um produto inovador para a época. Outro fato marcante do período foi o início das exportações para o exigente mercado norte-americano...a partir daí, o mundo passou a conhecer o delicioso sabor dos produtos São João.

Com uma estrutura fabril moderna e o desenvolvimento de novos produtos, importantes marcas foram lançadas. Em 1978, os divertidos chicles Buzzy chegaram ao mercado e tornam-se um grande sucesso, com o colorido de suas figurinhas e variedade de sabores.

A busca contínua por oferecer produtos modernos e diferenciados aos consumidores conduziu a empresa, em 1985, à aquisição de equipamentos de última geração. Com esta conquista, a Fábrica de Balas São João lançou os refrescantes drops Freegells, uma linha de produtos que agregou valor ao seu portifólio e que até os dias atuais, ocupa uma importante posição no mercado de candies no Brasil.

Buscando a globalização das suas marcas, no início dos anos 2000, a Fábrica de Balas São João adotou uma nova imagem corporativa e passou a se chamar Riclan S.A.

Ao longo dos anos, várias marcas foram criadas fortalecendo sua gama de produtos e agregando valor aos negócios. Lançamentos como Freegells, Buzzy, Pocket, My Toffee, Gomutcho, Go Jelly, Pop Mania, Energy Mix e TNT comprovam a qualidade e inovação de suas linhas.

A Riclan tem desenvolvido um forte trabalho relacionado ao licenciamento de personagens e é reconhecida pelo mercado por lançar produtos modernos e conectados com o público infanto-juvenil, com as licenças mais desejadas do momento.

Para consolidar um plano de expansão, em 2003 foi adquirida uma nova área em Rio Claro de 200.000 m2, onde foi instalado um moderno centro de distribuição e uma nova unidade fabril, baseada em tecnologia de ponta. A qualidade das matérias primas utilizadas, a atualização e modernização constante do parque industrial e o treinamento e especialização dos funcionários, permitem à Riclan ocupar uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional, sendo considerada uma das empresas mais inovadoras no segmento de candies.

Atualmente, a empresa produz cerca de 240 toneladas de produtos por dia, que são distribuídos para todo o território nacional e mais de 50 países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, República Tcheca, Romênia, Argentina, Peru, Chile, entre outros.