Conscientização

 

PIPA - PROGRAMA INTERNO DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À AIDS

Investir em responsabilidade social é investir em qualidade de vida, portanto a Riclan busca dentro de seu ambiente corporativo, desenvolver projetos focados na educação e saúde de seus colaboradores.

O programa PIPA (Programa Interno de Prevenção e Assistência à Aids) foi lançado em 2007 e é uma das parcelas mais importantes no quadro de responsabilidade social da Riclan. Inspirado na Declaração do Milenio, movimento mundial lançado em 2000. A Declaração do Milenio é um compromisso entre os 190 países membros Organização das Nações Unidas (ONU), em prol dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milenio (ODM): acabar com a fome e a miséria, educação de qualidade, igualdade e valorização da mulher, redução a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e o mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Desde de 2007, o programa PIPA visa diminuir a vulnerabilidade da comunidade em adquirir o vírus HIV. Para tanto, são realizadas ações contínuas que oferecem informações sobre a prevenção e assistência da doença.

Na primeira etapa do projeto, a Riclan realizou a pesquisa CAP (Center for AIDS Prevention Studies) para avaliar o conhecimento, atitudes e práticas dos colaboradores sobre o tema de DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Sensibilizou os participantes com estatísticas mundiais, nacionais e locais sobre a transmissão e número de infectados. Após três módulos de treinamento, com a participação de todos os funcionários de norte ao sul do país, foi implantado um plano de ações contínuas focadas em datas especiais como Carnaval, Dia dos Namorados, Dia Mundial da Luta contra a AIDS, entre outros.

PIPA conta com a parceria e o apoio constante do CTA/COAS e do Programa Municipal DST/AIDS de Rio Claro. Inclusive, desde 2009 a Riclan faz parte do CEAIDS (Conselho Empresarial de Prevenção ao HIV/AIDS do Estado de São Paulo), estimulando e fortalecendo a responsabilidade social dentro da empresa contra o vírus.

Entre os prêmios que o projeto recebeu, podemos destacar o Troféu Prêmio Incentivo na 3ª E 4ª Edição do Prêmio CEN AIDS no Mundo do Trabalho, em 2007 e 2008 respectivamente.

 

PROGRAMA PAIS GRÁVIDOS

Finalmente Grávida!!! Palavra pequena para denominar uma realidade tão fantástica e incomparável. Medo, alegria, ansiedade, mudanças.

Foi pensando em compartilhar deste momento tão importante que a Riclan, desde 2006, desenvolve o curso para os "Pais Grávidos”

Com o apoio de profissionais como obstetra, otorrino, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiras, nutricionista, dentista, pediatra, assistente social, o objetivo do curso é orientar os futuros papais sobre as transformações e implicações que a chegada de um bebê pode trazer em suas vidas, minimizando as preocupações e inseguranças, agregando conhecimentos, além de proporcionar momentos de trocas de experiências com casais na mesma situação.


PROGRAMA CEROL NÃO

 

O "Programa Cerol Não” foi criado em 2007 com o objetivo de proteger os colaboradores de acidentes envolvendo o cerol.

Inspirado em um projeto da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o programa tem como atividades principais campanhas de conscientização como a distribuição gratuita de antenas contra o cerol, visitas em escolas municipais e estaduais para levar informações sobre o perigo do uso de cerol nas pipas, palestras em salas de aulas e oficinas gratuitas.

São mais de 5.000 crianças envolvidas nas atividades do projeto.