Conscientização

 

Com o aumento do número de obesos no país - e sabendo o risco que o sobrepeso pode trazer à saúde - o Programa Vida Leve, em parceria com o SESI, foi implantado na Riclan em junho de 2012 com o objetivo de estimular a adoção de uma reeducação alimentar e, consequentemente, atingir uma melhoria no bem estar e qualidade de vida dos funcionários. O projeto é constituído por etapas: exames laboratoriais, palestras, consultas de nutrição, pesagem semanal e a elaboração de um cardápio especial para o restaurante da Riclan. 

Além da constante assistência do Médico do Trabalho, os funcionários podem ser encaminhados, conforme a necessidade de cada um, para especialistas como cardiologistas, endocrinologistas entre outros. O atendimento nutricional ocorre através de consultas individuais onde serão oferecidas orientações específicas e personalizadas. 

Para estimular quem está seguindo as dicas de saúde dos profissionais, semanalmente ocorre a pesagem individual com premiação mensal do colaborador que mais eliminar peso.


 

Conhecido e comemorado internacionalmente, o Outubro Rosa é um movimento popular para a luta contra o câncer de mama que estimula a participação da população, empresas e entidades. O câncer de mama é o segundo mais comum em todo mundo, com cerca de 1,15 milhão de novos casos por ano. Só no Brasil, foram 52 mil novos casos entre 2012 e 2013. (fonte: portalsaude.saude.gov.br).

O objetivo central do "Programa Outubro Rosa” é incentivar as colaboradoras e esposas de funcionários na faixa dos 40 anos a fazer mamografia anualmente.

Para contribuir com a redução dessas taxas, o projeto tem a proposta de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia. Na Riclan, o médico mastologista e oncologista, Dr. André Coroa, fez palestra sobre a prevenção e tratamento. Além disso, tivemos um treinamento de capacitação sobre câncer de mama, com a equipe Rede Rioclarense de Combate ao Câncer, Carmem Prudente e Susan G. Komen for the Cure®. O objetivo desta capacitação foi formar multiplicadores de informação. 

Além dessas campanhas de conscientização, tivemos ações com todos os funcionários vestidos de rosa, com o logo: ‘a Riclan apoia a luta contra o câncer de mama’. Fora da fábrica, stands distribuíam material informativo sobre o tema e a iluminação da Torre da Avenida Rio Claro.

Riclan – empresa amiga da mulher!