As lendas e personagens do folclore brasileiro!

22.08.15

As cantigas, manifestações, festas, lendas e brincadeiras da cultura popular formam nosso folclore, elemento fundamental para a identidade de um povo! Por isso, nesse dia 22 de Agosto é celebrado o Dia do Folclore, data ideal para relembrarmos os interessantes personagens e lendas que formam a rica cultura brasileira!

Os elementos folclóricos normalmente são divulgados no famoso boca a boca, de uma geração para outra, dentro da família e escolas. No Brasil, esses personagens e lendas também inspiraram dois programas clássicos para as crianças, como Sítio do Pica-Pau Amarelo (inspirada nos livros de Monteiro Lobato) e Castelo Ra-tim-Bum, produção premiada da TV Cultura. Com essas obras, os personagens folclóricos se tornaram ainda mais conhecidos e queridos pelas crianças.

como

Além das lendas, também fazem parte do folclore brasileiro as festas tradicionais como o carnaval e festas juninas, que anualmente são celebradas por todo país e originaram-se no período colonial. As danças típicas de algumas regiões, como o frevo, as quadrilhas e o samba também entram nesse conjunto de elementos culturais que formam o rico folclore do nosso país!

Para você se encantar com as lendas e histórias nesse Dia do Folclore, conheça os principais personagens:

– Saci-Pererê
Personagem mais conhecido do folclore brasileiro, esse menino negro anda saltitando com uma perna só, sempre acompanhando com seu gorro vermelho e aprontando travessuras. Dotado de poderes mágicos, esse personagem levado adora pregar peças nas pessoas, escondendo objetos, soltando animais, queimando comidas ou causando confusões.

– Iara ou Mãe das Águas
As sereias também fazem parte do nosso folclore, com a representação de seres que são metade mulher e metade peixe. Nessa lenda de origem indígena, Iara é uma linda sereia com uma voz cristalina, que atrairia os homens da região para dentro da água, onde acabavam morrendo afogados na tentativa de seguir suas canções hipnóticas.

– Mula-Sem-Cabeça
Nessa lenda comum em áreas rurais, a Mula-Sem-Cabeça seria uma mulher amaldiçoada depois de ter um relacionamento com o padre. Como parte do castigo, toda quinta-feira à noite ela se transformaria em uma mula que solta fogo e fumaça pelas narinas, parecendo não ter mais cabeça. Enfurecida, a mula-sem-cabeça sairia galopando pelos campos e assustando os viajantes.

– Boto
Lenda tradicional da região Amazônica, o boto é um mamífero aquático da família dos golfinhos. Nessa lenda, durante a noite o boto se transformaria em um charmoso rapaz que adora frequentar festas e seduzir belas mulheres. Sempre de chapéu para esconder o furo na cabeça, o boto voltaria para as águas de manhã.

– Curupira
Nessa lenda indígena, o curupira é um espírito protetor das florestas e dos animais! Com os pés virados para trás, o Curupira é um anão com cabelos vermelhos que consegue confundir caçadores e exploradores das matas, protegendo os animais e evitando o desmatamento da região.

Para saber mais do folclore brasileiro, clique aqui

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.